(11) 3044-2557 | (11) 96012-2871 (WhatsApp) contato@pbsf.com.br

APAE DE SÃO PAULO e PBSF firmam parceria com foco em prevenção de doenças – A APAE DE SÃO PAULO, pioneira no Teste do Pezinho em toda a América Latina, e a PBSF firmaram uma parceria. Juntas, visam oferecer à classe médica e à população soluções em prevenção e diagnóstico de doenças graves em bebês recém-nascidos.

O objetivo da união é conciliar as expertises das duas Organizações para oferecer aos médicos e familiares dos bebês, exames capazes de identificar precocemente anormalidades cerebrais e metabólicas. A garantia é a de que o bebê será submetido aos tratamentos necessários para que evitar sequelas graves, como a deficiência intelectual.

O Laboratório APAE DE SÃO PAULO realizou, em 2018, cerca de 2,6 milhões de exames do Teste do Pezinho. Atualmente, a Organização oferece, além do teste básico (que contempla o diagnóstico de até seis doenças), o Teste do Pezinho Ampliado com SCID e AGAMA. Este é capaz de detectar até 50 doenças graves.

 “Nós fazemos o Teste do Pezinho desde 1976. Somos referência em todo o Brasil. Essa parceria é importante porque quanto mais recursos os médicos tiverem à disposição para identificar doenças neonatais, mais chances o bebê terá de se desenvolver plenamente, com melhor qualidade de vida, sem ou com poucas sequelas”, diz Sônia Hadachi, supervisora do Laboratório APAE DE SÃO PAULO.

 “É importante reforçar que as doenças detectadas na triagem neonatal são tratáveis ou curáveis. Por isso o diagnóstico precoce é fundamental. Quanto mais tempo se espera para se iniciar um tratamento, maior é a chance de ficarem sequelas ou de a criança desenvolver enfermidades muito graves. Há também, em muitos casos, o risco de se desenvolver a deficiência intelectual”, explica Sônia.

A problemática

A PBFS surgiu a partir da preocupação de especialistas com os altíssimos números de bebês que apresentam alto risco de lesão cerebral ao nascimento. Alguns exemplos são prematuros ou bebês com asfixia perinatal. A asfixia é mais conhecida como a falta de oxigenação próximo ao momento do parto.

“Estima-se que, no Brasil, nasçam cerca de 350 mil prematuros por ano. Ou seja, 40 prematuros por hora, o que representa 11% dos partos totais no país. Já a asfixia perinatal, responsável por 23% da mortalidade geral de recém-nascidos, acomete no país cerca de 15 a 20 mil bebês/ano, aproximadamente 2 bebês por hora”, explica Dr. Gabriel Variane, neonatologista e fundador da PBSF.

Segundo Gabriel, caso não sejam oferecidos os tratamentos adequados, esses bebês poderão evoluir com leões neurológicas graves por toda a vida.

APAE DE SÃO PAULO e PBSF firmam parceria

“Nossa meta é alcançar o maior número de pacientes e hospitais em todo o país e até no exterior. Queremos ser a maior rede de monitoramento cerebral e neuroproteção neonatal do mundo. Essa parceria com APAE reforça o nosso compromisso em trabalhar com entidades de excelência. Visamos o melhor atendimento das crianças  de com alto risco para sequelas”.

 Sobre a APAE DE SÃO PAULO

A APAE DE SÃO PAULO é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que há 58 anos previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual. Também apoia a sua inclusão social e a defesa de seus direitos, produzindo e disseminando conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado. Oferece assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal. O Laboratório APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em exames realizados. Por meio da área de Ensino, Pesquisa e Inovação da APAE DE SÃO PAULO, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre deficiência intelectual com pesquisas e cursos de formação. Para colaborar, os interessados podem ligar para: 11-5080-7000, acessar ou enviar e-mail para atendimento@apaesp.org.br.

x

10th McGill Neonatal Conference

MAY 26th and 27th | Register below!

    If you need further assistance, please do not hesitate to contact us at (514) 412-4452






    Occupation area?


    Would you like to receive newsletters from PBSF in the future?

    How did you know about this conference?

    Select option

    x

    10th McGill Neonatal Conference

    26 e 27 DE MAIO | Registre-se gratuitamente!




      ESTADO (selecione abaixo):


      Área de atuação?

      Sua profissão/Cargo?

      Como você ficou sabendo?

      Selecione opção

      Gostaria de receber notícias e atualizações sobre cursos no futuro?