(11) 3044-2557 | (11) 96012-2871 (WhatsApp) contato@pbsf.com.br

PBSF inaugura nova sede da Central de Vigilância e Inteligência (CVI) – Telemedicina visa o diagnóstico precoce de lesões cerebrais causadas por problemas na hora do parto; atualmente, bebês de 23 hospitais de todo o país estão sendo monitorizados

 A PBSF inaugurou esse ano a nova sede da sua Central de Vigilância e Inteligência (CVI), que está localizada na Avenida 9 de Julho, 3.229 – 13º Andar (sala 1301).

A Central de Monitoramento funciona 24 horas por dia, 365 dias no ano e, atualmente, é responsável pelo monitoramento de bebês que se encontram em UTI’s Neonatais de 23 hospitais de todo o Brasil, incluindo públicos e privados. Mais de 3 mil recém-nascidos já foram monitorizados desde 2014.

A PBSF é formada por um grupo de especialistas da área de Neonatologia que visa difundir, facilitar e aplicar metodologias de neuroproteção e neumonitorização em recém-nascidos com alto risco para lesões cerebrais. Esses profissionais atuam diretamente ligados às equipes da UTI “beira-leito”, ou seja, que estão presencialmente no hospital.

O objetivo desse trabalho realizado em conjunto é fazer, por meio desse monitoramento em tempo integral, o diagnóstico precoce dessas lesões causadas por problemas na hora do parto e que irão impactar na qualidade de vida desses bebês e de seus familiares para o resto da vida.

São considerados bebês de alto risco, recém-nascidos com asfixia perinatal (falta de oxigenação próximo ao momento do parto); os prematuros extremos; os prematuros com crises convulsivas; estado de mal epiléptico; malformações do sistema nervoso central; hemorragia intracraniana; cardiopatas congênitas, ou aqueles com erro inato do metabolismo.

De acordo com o neonatologista e fundador da PBSF, Dr. Gabriel Variane, trata-se de um trabalho de telemedicina, que encurta distâncias, possibilitando a assistência remota dos pacientes; a discussão de protocolos entre as equipes médicas; a armazenagem de dados e a análise dos resultados da UTI Neonatal Neurológica.

“Essa rede altamente tecnológica de monitoramento cerebral de bebês já é uma realidade nos principais centros de Neonatologia do mundo. A PBSF oferece, portanto, aos hospitais e maternidades brasileiras, um conceito de UTI Neonatal Neurológica avançado e totalmente inovador. A equipe de profissionais especializados está, remotamente, sempre disponível para atendimento ao recém-nascido”.

Um dos maiores problemas: asfixia perinatal

Atualmente, estima-se que, no Brasil, nasçam de entre 15 a 20 mil bebês por ano, ou seja, aproximadamente 2 bebês por hora com “asfixia perinatal”, que é a falta de oxigenação em momentos próximos ao parto.  A doença é uma das principais causas de morte (23% da mortalidade) e de lesão cerebral permanente em recém-nascidos no Brasil e no mundo.

E foi devido à preocupação de especialistas com esses altíssimos números que surgiu a PBSF- Protegendo Cérebros, Salvando Futuros, empresa especializada no monitoramento cerebral de bebês considerados de risco e que precisam ficar em UTI Neonatal após o nascimento.

De acordo com Dr. Gabriel Variane, caso não sejam oferecidos os tratamentos adequados, importante percentual de bebês sobreviventes terá uma vida com déficits neurológicos.

“Essa situação pode levar a uma série de impactos, incluindo um social, devido à desestruturação familiar, além do impacto econômico, devido aos elevados custos que serão gerados para a família e para o estado durante toda a vida deste paciente”, diz.

Dr. Gabriel conta que a meta da PBSF é alcançar o maior número de pacientes e hospitais em todo o país e até mesmo no exterior, sendo a maior rede de monitoramento cerebral e neuroproteção neonatal do mundo.

 “Uma vez que, quanto mais baixa a condição socioeconômica, maiores os riscos, também pretendemos estreitar relacionamento com as Secretarias e Ministério da Saúde, visando estender os benefícios para o SUS e grandes hospitais públicos” , explica.

 

x

10th McGill Neonatal Conference

MAY 26th and 27th | Register below!

    If you need further assistance, please do not hesitate to contact us at (514) 412-4452






    Occupation area?


    Would you like to receive newsletters from PBSF in the future?

    How did you know about this conference?

    Select option

    x

    10th McGill Neonatal Conference

    26 e 27 DE MAIO | Registre-se gratuitamente!




      ESTADO (selecione abaixo):


      Área de atuação?

      Sua profissão/Cargo?

      Como você ficou sabendo?

      Selecione opção

      Gostaria de receber notícias e atualizações sobre cursos no futuro?