Links Rápidos
- Histórias
- Negócios
- Saúde
- Setembro Verde
- Tecnologia
Inteligência artificial: o futuro é agora
Como as novas tecnologias estão transformando a saúde, a educação e os negócios

A inteligência artificial já está transformando o cuidado em saúde — e a PBSF é um exemplo claro de como essa revolução também nasce no Brasil. A seguir, compartilhamos um recorte da matéria publicada pela revista Veja Negócios, que destaca iniciativas inovadoras em IA voltadas ao cuidado neonatal, entre elas, o trabalho da PBSF com realidade mista, suporte clínico remoto e algoritmos aplicados à assistência de recém-nascidos em risco.
Você pode acessar a matéria completa clicando neste link. Confira abaixo o trecho que menciona diretamente a atuação da PBSF:
TECNOLOGIA BRASILEIRA EM DESTAQUE
Uma ferramenta vista com entusiasmo por especialistas é o uso de visores de realidade mista, ou realidade aumentada, para municiar os médicos de informações em tempo real sobre os pacientes. Eles já são usados para treinamento de cirurgiões em universidades americanas e europeias, mas já há outros usos no Brasil. A PBSF (Protegendo Cérebros, Salvando Futuros, na sigla em inglês) desenvolveu um algoritmo de IA para o HoloLens 2 – um visor e computador vestível fabricado pela Microsoft – para a avaliação de recém-nascidos com alto risco de lesão cerebral permanente (crianças que apresentam asfixia perinatal, prematuras, com má formação do coração ou ainda com lesões neurológicas).
Além de ser capaz de identificar sinais de e se conectar a especialistas baseados em uma central de vigilância e inteligência, situada em São Paulo. O dispositivo começou a ser usado na Santa Casa de São Paulo, e o plano é que o projeto se estenda a 40 hospitais públicos e privados em todo o território brasileiro.
“O tempo de diagnóstico é crucial para que o tratamento dos bebês seja eficaz e, com a assistência remota do dispositivo de realidade mista, conseguimos ganhar minutos que podem ser preciosos. É uma curta janela de tempo para salvar o cérebro da criança e mudar a vida inteira”, explica o médico Gabriel Variane, CEO e fundador da PBSF.
A IA já está potencializando até mesmo a mais humana das qualidades de um bom profissional: a empatia. Pesquisadores do Instituto Qualcomm, da Universidade da Califórnia, em San Diego, analisaram as respostas de médicos a mais de 200 perguntas enviadas em fóruns especializados na rede social Reddit, e replicaram as questões no ChatGPT para fazer uma comparação qualitativa. As mensagens do chatbot foram consideradas pelos especialistas mais completas e precisas em 80% dos casos, e 45% delas foram avaliadas positivamente nos quesitos empatia e suporte emocional, contra apenas 5% das escritas por clínicos. “Ninguém dedica a vida à medicina sem ter um interesse e preocupação legítimos pelos pacientes”, pondera John Ayers, responsável pelo estudo no Instituto Qualcomm, da Universidade da Califórnia, em San Diego. “Eles sentem muito por seu sofrimento, e querem passar a melhor informação possível, mas nem todos são bons comunicadores, e a verdade é que a maioria está tem mais afazeres do que tempo, além de estar exausta”. Para Ayers, os robôs jamais substituirão os médicos, mas podem representar uma poderosa ferramenta para que eles driblem a falta de tempo e o cansaço na lida com os pacientes.
Essa é uma unanimidade no campo da saúde: os robôs não vão substituir os médicos. A segunda concordância generalizada é que estamos apenas engatinhando no universo das descobertas possibilitadas pela inteligência artificial. A comunidade científica ainda está explorando maneiras de melhorar diagnósticos e tratamentos de uma doença de cada vez, baseados em um tipo de exame. “O futuro é multimodal, ou seja, vamos conseguir relacionar diversos marcadores, entre genética, meio-ambiente, comportamento, alimentação, e muitos outros, entender seu efeito na saúde com uma precisão nunca antes vista”, prevê Gadelha. O apelo de Musk, Wozniak e Harari para frear o desenvolvimento da IA, por mais bem intencionado que tenha sido, foi largamente ignorado. Ainda bem. A Saúde agradece.
PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES? FALE COM A GENTE!
Tem dúvidas ou quer saber mais sobre nossas soluções? Nossa equipe está pronta para ajudar. Envie uma mensagem e retornaremos o mais rápido possível.
FALE COM A NOSSA EQUIPE
Precisa de ajuda ou tem dúvidas? Entre em contato por telefone e fale com um especialista.
(11) 9-6488-7326 | (11) 3044-2557
ONDE ESTAMOS
Caso precise nos visitar ou enviar documentos, aqui estão nossos dados de localização.
Av. Paulista, 1079 Torre João Salém 16º andar - São Paulo (SP) 01311-200
FIQUE POR DENTRO
Atualizações sobre saúde neonatal, siga-nos nas redes sociais e junte-se à nossa comunidade.